Diário da Assembleia Geral do ISCF

Na busca do Teu rosto

Para onde nos levas?
Queremos ouvir Tua voz, Teu apelo
Apenas este nos faça avançar.

Hoje nos chamas a tomar a cruz
A imitar-Te no serviço aos outros
No dar a vida para a ganhar
No morrer para viver…

Diante de nós
A possibilidade, o mandato de escolha
Entre a vida e a alegria
Entre a morte e a perdição 
Entre o bom e o menos bom.

Somente a Tua graça 
Nos pode suster, manter
Impelir a continuar
Confiando que vais actuar
Abre-nos ao Teu querer
Sem dele nos afastar.

Deolinda Araújo -19-02-2015


Na senda de humildade



Este gesto de recebermos as cinzas sobre a cabeça coloca-nos na atitude que devemos ter uns diante dos outros e diante de Deus.
Humildade. Iguais a todas as criaturas. Quase que poderíamos dizer que nascemos para morrer não fosse a morte de Jesus que matou a própria morte.
Estamos a começar e, no deserto as dificuldades são maiores… deserto, idade, problemas de saúde, dúvidas, incerteza. 
Perante isto é necessária esta humildade que as cinzas nos lembram e nos fazem aceitar que a acção de Deus pode mudar até o coração mais empedernido.
“Somos embaixadores de Deus” esta é a missão: acolher que somos pecadores mas aa misericórdia de Deus é muito maior.
Estes dias de Assembleia são também dias de graça aliada ao sacrifício ao sofrimento, mas o que é isso em relação à Alegria de termos sido chamadas à intimidade do Senhor. A Alegria será na proporção da humildade com que nos colocamos ao serviço dos irmãos, da família para Glória de Deus.

Deolinda Araújo


Reunidas em Assembleia Geral, também este acontecimento sinal de Deus no meio do seu povo. As participantes tiveram oportunidade para celebrar a vida; trocar impressões sobre os diversos assuntos em análise e também recuperar forças e energias em momento de alegre convívio e partilha. 





A Caminho


Quaresma é um tempo especial, como que um retiro prolongado, para deixarmos de lado o “eu” e deixarmos que ELE seja o Senhor da nossa vida e acção.
“Este é o tempo favorável este é o dia da salvação”, não nos é dado outro tempo além deste que se chama “hoje”.
“Diante de nós está a opção de escolha entre o caminho que nos conduz à vida e à felicidade ou o caminho da morte e infelicidade”. (liturgia diária pg 114)
A opção é de cada um.
Em união com o Senhor Jesus, Santa Quaresma.

18/02/2015
Deolinda Araújo


Olhos na Luz



Eis-nos ó Pai,
Mergulhadas neste mar
Mar bonito que é o ISCF
Pequena gota no oceano da Igreja.
Cá está, minúscula barca.

Se queres,
Se quereis Senhor Jesus
Aqui estão estas débeis barcas
Tentando rumar
Largar velas para encontrar
Porto seguro.

No mar agitado que nos envolve
Ousamos erguer nosso olhar
Aí estás Senhor Jesus
Desde a cruz
Irradiando sobre cada uma 
Tua imensa Luz.

Por ela nos queremos iluminar
E sem medo, com progressividade
Com ousadia avançar
Arriscar
Na certeza:
Jesus Cristo jamais nos pode abandonar.

17/02/2015 
Deolinda Araújo




De mãos erguidas para Ti Senhor


O dia encaminha-se para o seu termo. Com ele também nós nos preparamos para repousar um pouco e retemperar forças para amanhã prosseguir neste projecto a que o Senhor nos convocou.
Este dia 16/02/2015 ficou marcado na Assembleia Geral do ISCF, pela análise da vida que fervilha em todos nós. Vida que não se revela em grandes acontecimentos mas nas pequenas coisas, nos gestos simples que tecem o nosso quotidiano.
Tudo isto colocamos nas mãos do Senhor Jesus que se fez Homem para que nós tenhamos Vida e Vida em abundância. Ele tudo pode. Só Ele pode fazer do nosso nada um gesto redentor e salvífico para a humanidade e sobretudo para a família.
“Tudo o que se fizer a bem da família, por pequeno que seja é grande”. 
(Mons. Brás)


Deolinda Araújo


Perscrutar o que o Espírito Santo diz às igrejas


O primeiro dia de trabalhos da Assembleia Geral do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, que ontem dia 14 de Fevereiro de 2015 se iniciou, decorreu sobre a tónica da oração, da escuta, da intimidade com o Senhor que chamou e chama cada uma a responder ao hoje da Igreja, do Instituto, da história. Escuta do que o Espírito Santo diz às Igrejas, ao Instituto a cada uma das Delegadas, por si e em representação das que as elegeram; num esforço de perceber em comum qual a vontade de Deus.
Desde Fátima, terra que Maria escolheu para chamar o mundo ao reencontro com Seu Filho, as Delegadas a esta Assembleia, representantes dos países onde o Instituto está implantado: Portugal, Espanha, França, Itália, Brasil e Angola, abandonam-se nas mãos de Deus e confiam-se à oração de todas as Cooperadoras e todas as pessoas de boa vontade pelos bons frutos deste evento.

Fátima, 15/02/2015
Deolinda Araújo





2 Comentários:

Apesar do silêncio estamos em comunhão com todo o iscf em especial com a Assembleia Geral reunida em Fátima, oferecendo tudo o que tece a nossa vida quotidiana para que reverta em frutos de "vida e vida em abundância"

Guarda acredita...

Apesar das dificuldades que a conjuntura da sociedade atual nos apresenta com mãos no trabalho e coração em Deus e possível acreditar que Dias melhores viram para as cooperadoras da familiia.
E dar testemunho da vida consagrada com as acoes dirias e fundamental na nossa cidade.
De alguem muito amigo das cooperadoras...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More